Conteúdo

Eleita nova diretoria da OITEC-Brasil


A nova diretoria da Organização Internacional dos Técnicos - OITEC – Brasil que atuará na gestão 2007- 2009, tendo como presidente o Técnico Industrial, Ricardo Nerbas, também presidente do SINTEC-RS e Tesoureiro Geral da FENTEC, foi eleita no último dia 02 de junho, na sede da Federação Nacional dos Técnicos - FENTEC em São Paulo.

O novo presidente diz que as diretrizes desta gestão estão voltadas para a integração profissional, principalmente entre técnicos de países do Mercosul, tendo em vista a globalização do trabalho.

Segundo ele, um bom relacionamento entre os profissionais da América Latina é fundamental para o processo tecnológico que não tem mais fronteiras.

Desta forma, o programa de trabalho inclui:Integração profissional visando uma maior convergência nas atribuições profissionais; intercâmbio científico e cultural, visando cada vez mais uma união dos profissionais do Mercosul; buscar junto ao Parlamento do Mercosul, no Uruguai uma legislação unificada, que contemple os interesses dos dos Técnicos Industriais do bloco.

Compõem a diretoria empossada

Vice – Presidente – Nilson Rocha/MG; Diretor Financeiro – José Carlos Coutinho/SC; Diretor Administrativo – Lino Gilberto da Silva/SC; Diretor de Integração e Intercâmbio – Solomar Pereira Rockembach/PR; Diretor de Assuntos de Legislação e Normas – Roberto Santos Sampaio/SE; Diretora de Assuntos Educacionais – Margarete dos Santos/SP; Diretoria Adjunta – Luzimar Pereira da Silva/MT, Francisco Teônio da Silva/ CE, João Abelardo Brito/RS, Jesse Barbosa Lira/PE, Luiz Roberto Dias/GO, Elias A.

Carlos de Souza/SP, José Avelino Rosa/SP; Conselho Fiscal – Titulares: José Edir de Jesus/PR, Deise/MG e Manoel Jusselino de A. e Silva/RN; Suplentes: José Raimundo da Silva/SE, Rogério Braga de Figueiredo/DF e Armando Veronese/MS.

O que é a OITEC

Em 6 de setembro de 1996, na cidade de Montevideo, capital do Uruguai, por iniciativa das instituições representativas dos técnicos da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai de comum acordo, retificando os protocolos de intenções de Blumenau, e de Montevideo, fundam a OITEC – Organização Internacional de Técnicos, com o propósito de defender seus interesses profissionais a nível internacional e fortalecer o desenvolvimento cultural, social, educativo e ético dos mesmos.

A OITEC abriu novos cenários e mercados para os técnicos viabilizando o intercâmbio de experiências tecnológicas, o que contribui para o crescimento e consolidação da categoria profissional no âmbito internacional.

Importância da OITEC para a categoria técnica Através da OITEC, os técnicos consolidam sua entidade em nível internacional, em uma organização que os representa no cenário mundial, onde as discussões dos interesses econômicos entre os governos estão em franca evolução, fechando acordos, tratados e propondo legislação sobre o intercâmbio de produtos, bens e serviços.