Conteúdo

Senado Reconhece a Importância do Ensino Técnico


SENADO RECONHECE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO TÉCNICO
E APROVA PROJETO DE CAMATA

Com parecer favorável do senador Paulo Paim, foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte, em caráter terminativo, o Projeto de autoria do senador Gerson Camata, que institui 2009 como o ANO NACIONAL DO ENSINO TÉCNICO e reserva o dia 23 de setembro para homenagear os profissionais de nível técnico.
A proposição segue agora para a Câmara dos Deputados.
Em 2009 completará 100 anos a iniciativa do presidente Nilo Peçanha de criar as Escolas de Artíficies, as precursoras das Escolas Técnicas no Brasil.
Foi o início de um sistema federal de ensino que é responsável, não somente pela garantia da qualidade de aprendizagem profissional, como pelo aumento das possibilidades e melhoria sócio econômica dos estudantes, por capacitá-los a entrar no mercado de trabalho.
O intuito do projeto é aumentar a visibilidade do ensino técnico em 2009 e assim intensificar os investimentos sociais e financeiros para sua consolidação como, por exemplo, estender a todo território nacional modelos de sucesso como os CEFET’S, expandindo a oportunidade e formação técnica ao maior número de pessoas em todo o país.

“Entendendo que a educação profissional não é uma concorrente à educação média e superior, mas uma modalidadede articular a transmissão da cultura e da tecnologia com o desenvolvimento econômico e social”, defendeu Gerson Camata.

Fonte: Senado Federal