Conteúdo

Data: 19/09/2018

Dúvidas CFT e CRT MG


1 - O que significa as siglas CFT e CRT?
CFT é o Conselho Federal dos Técnicos Industriais, cuja sede é em Brasilia. E CRT é o Conselho Regional dos Técnicos Industriais, cada região do país tera o seu proprio conselho regional.

2- Qual a diferença entre o SINTEC-MG e o CRT-MG?
O Sintec-MG é o sindicato dos técnicos industriais de Minas Gerais e defende os direitos dos trabalhistas dos técnicos industriais de todo o estado de Minas Gerais. Assina acordos e convenções coletivas, faz assessoria jurídica, convênios para beneficiar os técnicos e apoio para as questões legais dos mesmos. Já o CRT-MG é o Conselho Regional dos Técnicos Industriais onde o profissional da área técnica deve se registrar para trabalhar legalmente no país, respeitando as normalizações e eticas profissionais. Este é o órgão que fiscaliza o rpofissional e rege suas atribuições.

3 - Por que é importante a criação de um conselho somente para os técnicos industriais e o seu desmembramento do Sistema CONFEA/CREA?
A criação do Conselho proprio dos Técnicos dará a todos os profissionais da categoria a certeza que o decreto 90.922/85 será respeitado e aplicado em sua integra, ou seja, não ficaremos mais expostos à discriminação e corporativismo do Sistema Confea/Crea. Os técnicos serão fiscalizados e assessorados por um conselho que será constituido apenas por técnicos industriais.

4 - Como será transição dos registros no CREA-MG para o CRT- MG?
Todos os profissionais técnicos industriais registrados hoje no sistema Confea/Crea´s passarão automaticamente para CFT- Conselho Federal dos Técnicos Industriais e por consequência para o CRT-MG- Conselho Regional dos Técnicos Industriais de Minas Gerais. Os profissionais que não possuem registro até esta data, deverão se registrar diretamente no novo conselho.

5 - Quais os prazos previstos para que os registros no CREA-MG sejam enviados definitivamente ao CFT-MG?
A partir do dia 21 de setembro de 2018 todos profissionais técnicos industriais passrão para o CFT- Conselho Federal dos Técnicos Industriais e, em seguida para os conselhos regionais, no caso CRT-MG.

6 - Com a transição dos profissionais para o CFT e CRT´s será preciso fazer um novo registro profissional?
Não, todos os profissionais que já são registrados no Sistema CONFEA/CREA terão a transição de forma automática, não tendo necessidade de se fazer um novo registro no momento. Os novos profissionais, que ainda não possuem registro, a partir do dia 21/09/2018 deverão se registrar diretamente no Conselho Federal dos Técnicos ou Conselho Regional dos Técnicos.


7 - Quais são os profissionais que irão pertencer ao Conselho dos Técnicos Induatriais?
Todos os técnicos industriais pertecerão ao CFT e CRT´s, você pode consultar se pertence a essa categoria profissional clicando abaixo (site do SINTEC-MG em Modalidades.

8 - Quais profissionais mesmo sendo técnico industrial não passará a pertencer automaticamente ao Conselho dos Técnicos Industriais?
Os técnicos que possuem formação técnica e também possuem curso superior e os tecnicos que tem formação na área industrial e agrícola continuarão a pertencer ao CREA, a não ser que estes profissionais solicitem ao CREA o seu desligamento e/ou transferencia.

9- Tenho formação técnica, mas ainda não tenho registro qual conselho devo procurar para me registrar?
Se você ainda não tem registro e possui formação de técnico industrial deve se registrar no CFT ou CRT.

10 - Moro no interior e não sei aonde ir para me registrar e/ ou tirar minhas dúvidas. O que devo fazer?
A sede do CRT-MG será em Belo Horizonte, mas a mesma é responsável por todos os técnicos do Estado de Minas Gerais. Devem -se abrir inspetorias em todas as regiões do estado, de forma gradativa. Se a sua região ainda não tiver um endereço local de inspetoria você pode assessar o CRT-MG através do site, e-mail e telefone.

11 - Qual o valor da anuidade 2018 para os técnicos já registrados no CREA-MG em 2018?
Os profissionais que se encontram adimplentes com o CREA no exercicio de 2018 não precisarão pagar nenhuma outra taxa ou anuidade para este ano, devem pagar o novo conselho apenas em 2019. Somente aqueles que irão se registrar diretamente no CFT/CRT deverão pagar a anuidade de 2018.

12- Qual será o valor da anuidade do Conselho Regional dos Técnicos Industriais em 2019?
O valor da anuidade do CRT ainda não está definido, mas provavelmente será um valor menor do que é pago hoje ao CREA.

13- Quem esta inadimplente com o CREA em anos anteriores a 2018 o que deve fazer?
Os técnicos inadimplentes em anos anteriores continuarão inadimplentes com o próprio CREA e, devem procurar o mesmo para resolverem a sua situação e não entrarem em divida ativa com o mesmo.

14- Como se dará a emissão das carteiras de identificação para exercício da profissão, de modo a não prejudicar as atividades dos profissionais e empresas?
A carteirinha, boletos e todas as informações necessárias estarão disponíveis no site do CFT - http://www.cft.org.br que já está funcionando.

15- O CRT-MG já possui endereço, telefone, e-mail ou outra forma de contato?
Não, no momento apenas o CFT esta fundado e em pleno funcionamento. O CRT-MG esta em processo de fundação e por isso, ainda não possui endereços para contatos. Você pode procurar diretamente o CFT ou o Sintec-MG para tirar dúvidas e receber qualquer apoio.

16- As atribuições dos técnicos industriais irão mudar com este novo conselho?
Não, as atribuições dos técnicos industriais são regidas pela LEI 5.524 de 05/11/1968 e pelo decreto 90.922 de 06/02/1985. E, o CFT e CRT´s terão como função primordial que esta legislação seja respeitada e que os profissionais da área possam trabalhar sem perdas de seus direitos legais.

17 - Como faremos para emitir as ART´s?
Não havera mais o termo ART e sim o TRT, Termo de Responsabilidade Técnica. A partir do dia 21/09/2018 estes termos poderão ser emitidos atraves do site do CFT. E, posteriormente nos sites dos Conselhos Regionais.

18 - As empresas e orgãos publicos vão reconhecer e aceitar a TRT ao inves da ART?
Sim, a LEI 13.639 já esta em vigor e todos os órgãos públicos e privados devem reconhecer a mesma e aceitar seus documentos e decisões.

19- Quem ira fiscalizar a atuação dos técnicos industriais?
A apartir do dia 21 de setembro os tecnicos industrais passarão a ser fiscalizados e regidos pelo CFT e CRT´s.

20 - Será enviada alguma comunicação aos profissionais e empresas, esclarecendo as dúvidas mais comuns?
Uma comunicação em massa deverá ser emitida informando aos profissionais, empresas, autoridades e à sociedade os novos rumos dos Técnicos Industriais.

Você também pode se manter informado através do site do CFT:
www.cft.org.br
Facebook
Instagram